Acampamento Transformação 3D: Um novo fluir para o espírito, alma e corpo

Foram quase cinco dias intensos de meditação, comunhão, estudo bíblico, exercícios físicos, trabalhos manuais, refeições partilhadas, jogos, dinâmicas de grupo e cultos de adoração.

Maranata
5 Min Read

Após uma densa batalha para a compra do bilhete para a viagem de autocarro, Luanda – Huambo, em plena véspera de um fim de semana prolongado, finalmente garanti um lugar no “machimbombo” das 8 da manhã de sábado, 01 de março, rumo ao planalto central.

Talvez se pergunte: por que deixei para comprar o bilhete na última hora? A resposta é simples: foi assim que Deus proveu. Desde os primeiros planos para a nossa participação na tão esperada 4ª Edição do Acampamento Transformação 3D, que decorreu de 28 de fevereiro a 4 de março, na base da JOCUM Huambo, Deus supriu cada necessidade com pequenos milagres. Primeiro, a provisão para a compra das Bíblias que levamos para doar, depois para as passagens e, por fim, para uma modesta oferta financeira, que mais tarde descobri ser destinada à nova base da JOCUM Cuito, no Bié.

Cheguei à fria cidade do Huambo por volta das 19h30, carregando uma pesada mochila vermelha e uma caixa de papelão contendo 14 Bíblias adquiridas na Sociedade Bíblica de Angola. Na verdade, seriam 15, mas no caminho senti o forte impulso de doar uma ao motorista de táxi que me levou à estação, após uma conversa edificante sobre a necessidade de nos voltarmos para Jesus.

Seguindo as orientações dos meus anfitriões, peguei uma motorizada até o bairro 1.500, onde fui recebido pelos obreiros Faraday e Caliqui. Caminhamos juntos até a missão e, ao chegar, fui conduzido directamente à sala Hebrom, onde acontecia o culto daquela noite. Encontrei um assento e mergulhei no momento de adoração. A presença do Espírito Santo era palpável, e senti-me imediatamente em casa.

- Publicidade -
Ad imageAd image
Créditos: @globalwagner | @filipebfagundes

Quando o culto se aproximava do fim, Carrício Daniel, um dos líderes do projecto 24 Anciãos e coorganizador do acampamento, subiu ao púlpito para as considerações finais. Ele resumiu as actividades já realizadas desde o dia anterior e anunciou a abertura das inscrições para a Escola Transformação 3D, que iniciará em 01 de abril, na cidade do Cuito. Mas foi ao partilhar a visão da embrionária base em formação no Cuito que o meu coração foi profundamente tocado. Segundo ele, Deus deseja transformar o centro de Angola em uma fonte de águas vivas, de onde missionários serão enviados para cumprir a Grande Comissão (Mateus 28:19-20), especialmente na África Central, região que tem registrado um dos maiores índices de mortes de cristãos, onde a Igreja do Senhor sofre intensa perseguição e onde muitos povos de diferentes línguas e nações ainda aguardam a mensagem de Cristo.

Daí a importância de iniciativas como o Acampamento e a Escola Transformação 3D, onde cristãos de todos os cantos de Angola e não só possam ser integralmente transformados nas três dimensões, pelo confronto em amor da Palavra de Deus, num profundo questionamento sobre como lidamos com a necessidade de alimentar o nosso espírito através da devoção diária ao Deus Todo-Poderoso, como lidamos com as tentações, desejos e paixões da nossa alma e, ainda, como cuidamos do nosso corpo físico em contacto com o ambiente à nossa volta. No intuito de formar obreiros aprovados que irão cumprir com zelo e sem embaraços o chamado para a ceara do Senhor.

Foram quase cinco dias intensos de meditação, comunhão, estudo bíblico, exercícios físicos, trabalhos manuais, refeições partilhadas, jogos, dinâmicas de grupo e cultos de adoração. Os estudos bíblicos abordaram temas como a Paternidade de Deus, Cosmovisão Bíblica, Empreendedorismo Cristão e o Domínio do Homem sobre a Criação. Além disso, tivemos aconselhamento pastoral e pregações que desafiaram-nos a viver para a glória de Deus e a não nos conformarmos com este mundo, mas sermos transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12:2).

Outro aspecto enriquecedor foi o convívio com cristãos de diferentes denominações, culturas e nacionalidades. Participaram mais de 50 irmãos e irmãs em Cristo, vindos de várias partes de Angola e do Brasil, o que tornou a experiência ainda mais especial.

Despedimos-nos no dia 04 de março, após um último almoço partilhado à mesa, agradecendo a Deus pela oportunidade de vivermos esses dias de renovação e transformação.

Que venha a 5ª Edição, em nome de Jesus!

Escrito por: @mauroyange

Fotos e vídeos: @globalwagner | @filipebfagundes

Maranata

Share This Article